Muito se tem falado e se vem falando sobre a importância do ato de ler como uma das formas de se adquirir conhecimentos. Sabendo-se que a escola é o lokus privilegiado para garantir o contato diário com os livros e, por consequência, com a leitura, cabe a ela despertar o interesse do aluno e, assim, favorecer o acesso à cultura.
A escola torna-se, portanto, responsável por significá-la, fazendo com que o aluno saia do campo da simples decodificação para a compreensão real do que lê ou ouve. Promovendo o contato do aluno com atividades envolvendo a leitura, centrada em concepções definidas que focalizam a formação do leitor crítico e o despertar para o ato de ler, para compreender e gerar significado.
Resgatar a memória cultural e a literatura popular de uma comunidade é valorizar as expressões artísticas folclóricas e manifestações sociais de cunho oral. Porém, este instrumento didático vem sendo pouco ou quase não utilizado em nossas escolas. O mundo atual centrado no individualismo, no materialismo e no capitalismo vem subtraindo os valores embutidos na imaginação e na criatividade do nosso povo.
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